sábado, 21 de maio de 2011

Programa de combate ao câncer de boca na UPE




RESUMO DO PROGRAMA
O Programa de Combate ao Câncer de Boca – ICB/UPE, desde 1998, já capacitou e atualizou mais de 3.600 profissionais da rede pública e privada (Cirurgiões-Dentistas, Auxiliares de Saúde Bucal, Técnicos em Saúde Bucal e Agentes Comunitários de Saúde), os quais efetivamente modificaram suas rotinas de atendimento, incluindo a observação clínica mais atenta e investigativa objetivando a prevenção, diagnóstico diferencial e precoce do câncer de boca, além da realização de procedimentos como citologias e biópsias, anteriormente pouco executados.
Realizou atividades educativas e preventivas além de atendimento em parceria com profissionais e população pernambucana residente no Recife, região metropolitana, grande Recife, no sertão, agreste, litoral e na ilha de Fernando de Noronha. Foram identificadas lesões potencialmente malignas e casos de câncer de boca diagnosticados. Mais de 48.600 pessoas compartilharam das atividades educativas e preventivas e aprenderam o autoexame (dados parciais até fev.2009).
Cerca de 1.000 alunos dos cursos de odontologia, medicina, enfermagem e ciências biológicas da UPE participaram desenvolvendo atividades educativas e preventivas junto à população em prol do combate ao câncer de boca. Contribuíram também cerca de 200 alunos de outras Instituições de Ensino Superior e também de outros cursos como fonoaudiologia, psicologia e fisioterapia.
Atualmente há 300 alunos da UPE e 36 de outras IES no Programa, o qual colabora para a formação de profissionais de saúde mais conscientes, solidários e cidadãos. Muitos ex-alunos continuam colaborando com o Programa na qualidade de profissionais. Acreditamos que o conhecimento é a ferramenta básica para a prevenção.
——————————————
Nota final
Folder, cartaz, histórico e “lições de cidadania” estão disponíveis no site http://www.ead.upe.br/cancerdeboca e, segundo a Professora Aurora Karla Vidal, podem ser reproduzidos.
Veja abaixo algumas imagens da campanha:

Nenhum comentário:

Postar um comentário