terça-feira, 31 de maio de 2011

MEU ARTIGO REFERENTE A GINCANA DE GENETICA.

Artigo de DTM e Dor Orofacial
Disfunção temporomandibular e Dor Orofacial, um mistério que surgiu para afligir os cirurgiões dentistas.

Libardi Adriana Lacerda: estudante de odontologia da FALS.                                              Juazeiro do Norte 31 de Maio de 2011.

Resumo

A inter-relação entre o diagnostico da DTM e a expansão do profissional Dentista na área de diagnostico está intimamente vinculada às possíveis descobertas para a cura ou prevenção da DTM e da Dor Orofacial. Em vários artigos científicos que fui buscar informações, notei um leque de possibilidades que explicariam as causas dessa patologia. Um dos aspectos que mais me chamou a atenção foi o fato de um numero de mulheres afetadas serem bem superior comparado ao de homens. Outro fator que me instigou significantemente foi a possível origem genética dessa doença, e também o fato que coisas corriqueiras poderiam desencadear o problema. Pude observar varias teorias acerca desse problema, que são amplamente discutidas por profissionais na área de diagnóstico, e todas com embasamento cientifico, contudo, nenhum senso em comum que poderia levar a solução do problema. ’

Introdução

As desordens temporomandibular, definidas como uma coleção de condições patológicas e funcionais afetando a articulação temporomandibular (ATM), os músculos da mastigação e os componentes teciduais adjacentes, e em muitos casos associadas à disfunção tempomandibular (DTM), e também gerando quadros de dores graves determinada como DOR OROFACIAL, tem sido relacionada a vários critérios de avaliação, mas permeado por controvérsias. O próprio termo como pude observar em vários artigos “Disfunção Temporomandibular” gera divergências. Recentemente foram reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) novas especialidades, dentre elas a DTM e Dor Orofacial, mas até nesse ponto está havendo impasses. Pois os especialistas divergem na carga horária adequada para se formar um especialista. Essa patologia é tão discutida e embasada em controvérsias que até o termo ATM foi modificada, atualmente sendo chamada de ALGIAS POR TENSÕES MUSCULARES.
O fato é que os especialistas terão de se aperfeiçoar em diagnósticos e prognósticos das dores orofaciais complexas, incluindo as DTMs e ATMs, particularmente aquelas de natureza crônica. Formando equipes multidisciplinares de dor em instituições de saúde, de ensino e de pesquisas, realizando estudos epidemiológicos e de fisiopatologia das DTMs e demais dores que se manifestam na região orofacial, e tratamentos de competência odontológica associada a uma equipe medica especializada.
Evidencias apontam também como citei no resumo introdutório, para atividades corriqueiras, como roer unhas, e o bruxismo, que é negligenciado por muitos no dia a dia. Essas evidencias são estabelecidas como parafunções, que são categorias associadas aos macrotraumas e microtraumas. Algumas são as possíveis causas relacionadas com a DTM e ATM.
Abaixo estão relacionadas algumas possibilidades:

·         Roer unhas ou remover cutículas com os dentes;  
·         Mastigar de um só lado;  
·         Chupar ou morder o dedo, objetos e alimentos duros;  
·         Apoiar a mão no queixo, enquanto estuda ou trabalha
·         Apoiar a mão sobre o queixo enquanto dorme;  
·         Dormir com travesseiro muito alto ou muito baixo;  
·         Briquismo (habito de apertar os dentes durante o dia);  
·         Bruxismo ( habito de apertar os dentes á noite ) e  
·         Stress e ansiedade.    
 
Hábitos profissionais: 
   
·         Apoiar com o ombro o telefone, de encontro ao ouvido
·         Praticar esportes, como natação, posicionando a mandíbula
de maneira incorreta ao respirar;
·         Posicionamento do queixo incorreto do violonista ao usar o instrumento;  
·         Tocadores de instrumentos de sopro;  
·         Segurar com os dentes alfinetes de costura, clipes de papel, caneta ou lápis;  

Pude observar também em vários artigos, a tentativa de ser estabelecer uma associação genética ao fato dessa patologia aferir mais mulheres do que homens. Achei muito interessante o ponto abordado em um de meus fichamentos; o fato da possibilidade dessa patologia está intimamente ligado ao efeito de um hormônio feminino (estrógeno), interligando a genética como uma das possíveis causas para as DTMs, ATMs e conseqüentemente a prevalência da Dor Orofacial.

Conclusão

Com base nos artigos que pude estudar, as possíveis causas das ATMs, DTMs e Dor Orofacial, são contraditórias, estabelecendo um desalinhamento dos dados, deixando clara a interpretação da inexatidão dos diagnósticos atuais.


Referencias bibliográficas:

  • Avaliação da posição condilar e disfunção temporomandibular em pacientes com má oclusão de classe II submetidos à protrusão mandibular ortopédica. Publicado setembro 2006
  • Reabsorção condilar progressiva da articulação temporomandibular após cirurgia ortognática. Publicado Março 2006.
  • Alterações cefalométricas presentes em crianças e adolescentes com desordens da ATM nas diferentes Classificações sagitais de má oclusão. Publicado novembro 2007.
  • Estudos dos sinais de DTM em pacientes ortodônticos assintomáticos. Publicado novembro2004.
  • Pain characteristics of temporomadibular disorder – a pilot study in patients with cervical spine dysfunction. June 2006
  • Sings and symptoms of temporomandibular disorders in adolescents. Jun 14 2005.
  • Análise dos índices de Helkimo e craniomandibular para diagnostico de DTMs em pacientes com artrite reumatóide. 26 setembro 2006.
  •  Levantamento das atitudes e crenças dos ortodontistas com relação à disfunção temporomandibular e dor orofacial. Março 2004
  • Estudo do posicionamento de língua e lábios em sujeitos com disfunção temporomandibular e dor orofacial.  22 Abril 2009.
  • Freqüência de relatos de parafunções nos subgrupos diagnósticos de DTM de acordo com critérios de diagnósticos para pesquisa em DTMs (RDC/TMD).
  • Bases epidemiológicas para analise das más oclusões morfológicas como fatores de risco no desenvolvimento das desordens temporomandibulares de origem articular.  Publicado Abril 2009.
  • Ocorrência de disfunção temporomandibular (DTM) e sua relação com hábitos orais deletérios em crianças do município de Monte Negro (RO). Novembro 2011.
  •  Estudo associa DTM à alteração genética no receptor de estrógeno. Publicado 2009.
  • ATM – DTM Disfunção da ATM , Articulação Temporomandibular,                 Causas, Sintomas e Tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário